QUERO ASSISTIR

Terça-feira, 03 de novembro de 2020, das 17h às 18h30

A Importância da Autonomação para o Sistema de Produção

Ivan De Pellegrin

Diretor do Grupo Produttare

Anselmo Passos

Gerente de Fluxo na Tupy

Paulo Ghinato

CEO na Lean Way Consulting

Junico Antunes

CEO do Grupo Produttare

QUERO ASSISTIR

A Importância da Autonomação para o Sistema de Produção

Terça-feira, 03 de novembro de 2020
17 às 18h30
Webinar (evento online)

Compartilhe este evento:

A autonomação, também conhecido como Jidoka, consiste em um dos dois pilares que sustentam o Sistema Toyota de Produção (STP). Em tradução livre, Jidoka significa automação com toque humano. São exemplos de ferramentas vinculadas à esse pilar, os dispositivos à prova de erros, ou Poka Yokes, que visam garantir segurança, qualidade e entrega dentro do prazo.

Por diversas vezes, o enfoque somente no pilar do Just in Time e descaso com a Autonomação é a causa do fracasso da implantação dos conceitos do Sistema Toyota de Produção nas empresas. Fato é que o pilar Jidoka ficou, de certa forma, esquecido. Há até quem, equivocadamente, confunda STP com Lean ou com JIT. 

Neste webinar, teremos um debate sobre a importância da Autonomação para o STP. Contaremos com a participação de Anselmo Passos, Gerente de Fluxo na Tupy, que trará exemplos práticos de aplicação em indústrias de segmentos variados, e dos precursores do Sistema Toyota de Produção no Brasil Paulo Ghinato, CEO da Lean Way Consulting, e Junico Antunes, CEO do Grupo Produttare.

QUERO ASSISTIR

O que esperar?


Exemplos práticos de aplicação do Jidoka em diferentes segmentos.

Quais são os impactos da Autonomação?

Debate entre referências no assunto no Brasil.

Debatedores:


Anselmo Passos -

Gerente de Fluxo na Tupy e Graduado em Engenharia Mecânica pela PUC-RS, com especialização em Engenharia de Produção pela UFRGS e Mestre pela Unisinos em Administração com ênfase em Estratégia Organizacional. Profissional com carreira sólida na área Industrial e Operações, envolvendo gestão de produção, definição e implementação de programas de fabricação e elaboração de planejamento para utilização eficaz dos equipamentos. Possui experiência em desenvolvimento de projetos de melhorias, com foco no aumento da produtividade e da capacidade de entrega. Possui experiência em gestão de pessoas com ênfase na formação de equipes de alto desempenho. Trabalhou como Gerente de Operações em empresas da Indústria automotiva e de construção naval. Atualmente trabalha como Gerente de Fluxo na Tupy no México.


Paulo Ghinato -

CEO da Lean Way Consulting e Ph.D. em Engenharia de Sistemas de Manufatura pela Kobe University – Japão, Mestre em Engenharia de Produção e Engenheiro Metalúrgico pela UFRGS, acumulando 35 anos de experiência na indústria e serviços. Iniciou sua "Lean Journey" há 27 anos, quatro dos quais passados no Japão, para onde retorna anualmente, conduzindo as "Missões Técnicas ao Japão". Possui mais de 10.000 horas de atividades de kaizen e centenas de horas de coaching em organizações no Brasil e exterior. Possui destacada atuação acadêmica, lecionando, pesquisando e orientando alunos de diversos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Administração. Ghinato tem livro sobre o tema "Lean System" e publicou diversos artigos sobre Gestão de Operações, Engenharia de Produção e Gestão da Qualidade. Atualmente é Professor Convidado de diversos Programas de Pós-Graduação, lecionando em SP, MG, RS, SC, ES, PE, MA. Fundador e CEO/Senior Consultant da Lean Way Consulting – empresa de consultoria em Gestão de Operações, especializada no apoio à implementação do Lean System.


Junico Antunes -

CEO do Grupo Produttare e Doutor em Administração pela UFRGS, Mestre em Engenharia da Produção pela UFSC, Especialista em Engenharia Térmica pela UFSC, Graduação em Engenharia Mecânica pela UFRGS. Atua nas áreas de implantação de Sistemas de Produção, a partir da ótica do Sistemas Produttare de Produção (SPP), e de sistemas, princípios e técnicas oriundos do Sistema Toyota de Produção, da Teoria das Restrições e da Estratégia de Produção. Além disso, é responsável pela implantação de melhorias estratégicas nos negócios das empresas, implantação da Matriz de Posicionamento Estratégica de Materiais (MPEM) e implantação de melhorias na Estrutura Organizacional e nos Processos da Empresa. Possui mais de 25 anos de trabalhos na área de Consultoria. Professor do Mestrado e Doutorado em Administração e Engenharia de Produção da UNISINOS. Professor do Mestrado Profissional em Gestão e Negócios da UNISINOS.


Mediador:


Ivan De Pellegrin -

Diretor de Tecnologia e Marketing Digital do Grupo Produttare. Doutor em Sistemas de Produção pela COPPE/UFRJ. Mestre em Engenharia de Produção pela UFRGS. Especialização em Gestão Empresarial na FGV. Engenheiro Mecânico pela UFSC. Cursos executivos no MIT, Fundação Don Cabral, ANPEI, entre outros. Experiência profissional de mais de 25 anos tendo atuado como executivo nos setores público e privado, além de atividades como instrutor e como consultor em empresas de diversos setores, nas áreas de Estratégia de Operações, Sistemas de Produção, Logística, PPCPM, Gestão de Programas e Projetos.



Assistir ao Webinar

Ao clicar em "Inscrever-se" você já estará automaticamente inscrito neste evento que é aberto ao público. Os dados para ingresso na sala online serão enviados no dia do evento. Sinta-se a vontade para compartilhar este convite para seus contatos.

🔒 Seus dados estão seguros conosco.


Obs.: Esse evento será online e aberto ao público. A transmissão será gravada e disponibilizada para reprodução posteriormente. Durante o evento será possível interagir através de chat com os debatedores e com o público. Ao se inscrever você também estará autorizando a Produttare a divulgar suas eventuais participações neste evento. 

Junto com você, produzindo inteligência para sua empresa competir

NOSSOS SERVIÇOS ↳

Atenção!

Por conta de imprevistos emergenciais na agenda do nosso convidado, comunicamos que o webinar "O Papel da Inovação na Economia Pós-pandemia - que aconteceria nesta quinta, dia 09 - foi cancelado.


Agradecemos o seu interesse, ressaltando que, tão logo tenhamos uma nova data, lhe informaremos para que você possa participar.


Confira outroe eventos promovidos pela Produttare clicando no botão: