QUERO ASSISTIR

Webinar | Terça-feira, 15 de setembro às 17h

Requisitos e melhores práticas para medição de desempenho na Lean Construction

Junico Antunes

CEO do Grupo Produttare

Karina B. Barth

Sócia e Consultora na LD Consulting

Carlos T. Formoso

Pesquisador do NORIE-UFRGS

Eduardo de Oliveira

Sócio-diretor da Produttare Lean Construction

QUERO ASSISTIR

Requisitos e melhores práticas para medição de desempenho na Lean Construction

Terça-feira, 15 de setembro de 2020
17h às 18h30
Webinar (evento online)

Compartilhe este evento:

A indústria da construção civil tem passado por grandes mudanças, provocadas principalmente pela crescente competitividade e exigência dos consumidores, aliados à baixa disponibilidade de capital financeiro. Nesse contexto, as empresas precisam tornar seus processos mais eficientes, reduzindo perdas e atividades que não agregam valor. Indicadores de processo possuem um papel importante neste cenário, pois permitem avaliar o desempenho em etapas intermediárias, ainda durante a execução. Estes indicadores fornecem informações que permitem a correção do curso do empreendimento e dão maior confiabilidade aos indicadores de resultado. Os indicadores de resultado, tradicionalmente utilizados, são reativos e focados no passado, ineficientes para dar suporte à tomada de decisão.

Neste webinar, em parceria com a NORIE, ou Núcleo Orientado para Inovação da Edificação da UFRGS, debateremos sobre princípios, conceitos e ferramentas que podem ser aplicados na realidade de empresas Lean para desenvolver um sistema de medição de desempenho. Teremos um debate mediado por Eduardo de Oliveira, Sócio Diretor da Produttare Lean Construction, com a participação de Junico Antunes, CEO do Grupo Produttare.

Contaremos, também, com a participação especial de Carlos Torres Formoso, Pesquisador do NORIE-UFRGS, que apresentará os principais resultados do seu trabalho com medição de desempenho em empresas que estão implantando Lean Construction, e Karina B. Barth, Pesquisadora no NORIE-UFRGS e autora do artigo premiado pela International Conference on Lean Construction em 2019, apresentará exemplos de uso desta metodologia na implantação de programas Lean.

QUERO ASSISTIR

O que esperar?


Conceitos e requisitos adotados por empresas líderes na implementação de Lean Construction para medição de desempenho

Vantagens de conceber sistemas de medição de desempenho, ao invés de se trabalhar com indicadores de desempenho isolados

Exemplos de formas de medição de desempenho inovadoras com base em conceitos e princípios Lean

Sobre o Palestrante:

Karina B. Barth

Doutoranda e pesquisadora do NORIE-UFRGS. Possui 20 anos de experiência em planejamento, gestão de projetos, execução e gerenciamento de obras corporativas e residenciais, além de vivência em implementação de Lean Construction. Atuou em diversas empresas brasileiras na implementação Lean. Atua como consultora na implementação Lean Construction no Grupo SOCOVESA do Chile e como professora em nível de pós-graduação de diversas universidades na área de Gestão da Construção. Em 2019, seu artigo sobre Performance Measurement apresentado no IGLC 2019 (International Conference on Lean Construction) foi premiado como um dos 6 melhores artigos no evento.

Carlos Torres Formoso

Formado em Engenharia Civil na UFRGS, M.Sc. na UFRGS, PhD na Universidade Salford (UK), Pós-doutorado pela Universidade California (Berkeley, USA), e pela Universidade Salford (UK). Professor Titular da UFRGS e Pesquisador do Núcleo Orientado pela Inovação da Edificação (NORIE-UFRGS), Pesquisador 1A do CNPq, Membro do International Group for Lean Construction (IGLC) desde 1996, Membro do Conselho Editorial de 5 periódicos científicos internacionais, publicou cerca de 100 artigos em revistas científicas. Atua na área de Gestão e Economia da Construção.

Debatedores:

Eduardo de Oliveira

Diretor e Consultor Sênior da Produttare Lean Construction. Engenheiro de Produção com MBA em gestão empresarial pela FGV. Especialista Lean Construction,treinado em Lean Manufacturing no Japão. Executivo por 16 anos em indústrias do segmento automotivo e de construção e implementou o Lean Construction em dezenas de obras no Brasil. Autor do livro: Lean Construction – O Princípio do TAKT.

Junico Antunes

CEO do Grupo Produttare e Professor do Mestrado e Doutorado em Administração e Engenharia de Produção da Unisinos. Doutor em Administração pela UFRGS, Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC e Engenheiro Mecânico pela UFRGS, com especialização em Engenharia de Manutenção pela Petrobras. Possui mais de 35 anos de trabalhos na área de Consultoria e Capacitação e experiência no setor público. Um dos precursores do Sistema Toyota de Produção e da Teoria das Restrições no Brasil.


Assistir ao Webinar

Ao clicar em "Inscrever-se" você já estará automaticamente inscrito neste evento que é aberto ao público. Os dados para ingresso na sala online serão enviados no dia do evento. Sinta-se a vontade para compartilhar este convite para seus contatos.

🔒 Seus dados estão seguros conosco.


Obs.: Esse evento será online e aberto ao público. A transmissão será gravada e disponibilizada para reprodução posteriormente. Durante o evento será possível interagir através de chat com os debatedores e com o público. Ao se inscrever você também estará autorizando a Produttare a divulgar suas eventuais participações neste evento. 

Junto com você, produzindo inteligência para sua empresa competir

NOSSOS SERVIÇOS ↳

Atenção!

Por conta de imprevistos emergenciais na agenda do nosso convidado, comunicamos que o webinar "O Papel da Inovação na Economia Pós-pandemia - que aconteceria nesta quinta, dia 09 - foi cancelado.


Agradecemos o seu interesse, ressaltando que, tão logo tenhamos uma nova data, lhe informaremos para que você possa participar.


Confira outroe eventos promovidos pela Produttare clicando no botão: